9 de jan de 2013

Cuidados essenciais com o seu gato de estimação!



Boa tarde, pessoal.

Tudo beem?

Todos nós devemos cuidar do nosso pet com muito amor e carinho, desde que seja cão, gato, tartaruga, hamster etc... Qualquer espécie necessita de cuidados essenciais e para isso trago informações básicas de como cuidar do felino mais fofo desse planeta: o gato! Tenho dois e essas serão minhas dicas que repasso a vocês se tiverem gatos! Vamos conferir?



arow016.gif (13220 bytes) Se você tiver um gato filhote, tenha cuidado ao pegá-lo, pois nessa fase eles ainda são frágeis! Como seus dentes estão crescendo, não dê ração, por enquanto, dê leite e água.

arow016.gif (13220 bytes) Para divertimento, gatos gostam muito de linhas de barbante e bolinhas perereca ( aquelas que ficam pulando! ). Se for comprar brinquedinhos, nada de imãs e objetos muito pequenos que ao serem engolidos pelo próprio animal podem causar asfixia.

arow016.gif (13220 bytes) Assim que você ganhar ou comprar seu gatinho, leve-o ao médico veterinário para dar uma consulta geral e dê vacinas corretamente. Veja a tabela abaixo:

60 dias de idade ----------> Vacina Quíntupla 1ª dose
90 dias de idade ----------> Vacina Quíntupla 2ª dose
120 dias de idade ----------> Vacina Quíntupla 3ª dose
1 semana após a aplicação 
da 3ª dose da quíntupla ---------->  Vacina Antirrábica

OBS: O reforço da vacina quíntupla e Antirrábica deve ser anual.

arow016.gif (13220 bytes) Depois do seu gato ter cruzado com outro gato ou não, castre-o. Pois assim, diminui os riscos de abandono de animais na rua. Gatos procriam muito e a ninhada é de 4 filhotes pra cima. Em muitas cidades, a castração é de graça, como aqui em Patos de Minas. Procure um Centro de Controle de Zoonoses e verifique se tem como castrar seu animalzinho!

arow016.gif (13220 bytes) Dê ração diariamente. De manhã e um pouquinho só de tarde, só se ele quiser, né?! Não coloque à noite, pois o seu gato pode comer e deixar o resto e aí sim vem animais nojentos infestar sua casa hahaha' tipo baratas, ratos e até mesmo escorpiões. Eles também precisam de água para sobreviver. Compre tigelas de plástico grandes e coloque uma boa quantidade de água. Não precisa ser filtrada não, pode ser torneira. Eles não morrem bebendo água da torneira não, viu?!

arow016.gif (13220 bytes) Onde seu gatinho vive, deve ter pelo menos um quintal com terra onde eles possam cavar e fazer suas fezes e urina. Sempre limpe e se tiver plantas por onde ele irá fazer suas necessidades, não tem problema! É um super adubo para as plantas. Se não tiver nenhum jardim pequeno ou quintal com canteiros de terra, compre caixinhas de areia, desde que ele tenha se acostumado desde pequeno!!

arow016.gif (13220 bytes) E por último, dê muito amor e carinho e sempre fique de olho neles!! Adoram subir em árvores e pegar ninhos de passarinho. P.S.: Gatos castrados não fogem pelas ruas. Gostam mesmo de ficar dormindo e brincando dentro de casa!

Curiosidades felinas

* Gatos adultos passam 30% de sua vida dormindo!
* Os gatos de pelagem branca e olhos azuis, geralmente, são surdos.
* A expectativa de um gato com dono pode chegar até 16 anos! Uma fêmea chamada 'Ma', viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu por mais tempo, que se tenha registro, até hoje! Uau!!

Ufa, digitei muito!

Até mais!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Heey!! Se quiserem deixar o seu comentário, leia PLEASE aqui embaixo:

*Não xingue ninguém aqui! Seja educada(o)!
* Dúvidas, elogios e críticas são sempre bem-vindas!
* Leia toda a postagem, pois sempre faço com muito esforço e carinho pra vocês!
*Vou até o perfil de vocês para visitar e talvez até seguir o seu blog!

Obrigada por comentar!

Volte Sempre!